top of page

Associação entre Estresse e Doenças Cardiovasculares

  • Foto do escritor: Dr. Daniel Nunes
    Dr. Daniel Nunes
  • 18 de set. de 2020
  • 2 min de leitura


No mês de combate ao Suicídio é importante ater-se ao combate a Depressão e os Sintomas da Depressão. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS colocam a depressão como a doença mais incapacitante do mundo, com mais de 350 milhões de casos. Assim, para a ciência, não há mais dúvidas sobre os impactos dos sintomas depressivos em originar ou agravar problemas cardíacos. A depressão é responsável pelo desequilíbrio entre hormônios como o cortisol que, em excesso, pode prejudicar os vasos sanguíneos e o coração. Então, quando está em conjunto com outros fatores de risco, pode potencializar os riscos de problemas cardiovasculares.


Segundo estudo realizado pelo Centro Helmholtz, em Munique, coletou dados de 3428 homens com idades entre 45 e 74 anos, durante 10 anos. Ao final desse período, os cientistas responsáveis chegaram à conclusão de que a depressão foi responsável por 15% das mortes cardiovasculares. Esse número é tão expressivo quanto outros fatores de risco, como obesidade e colesterol alto. Só não superou os riscos trazidos pelo tabagismo e pela hipertensão.


Outros estudos complementares mostram que a relação entre depressão e doença cardiovascular é uma via de mão dupla: os sintomas depressivos podem começar, ou serem potencializados, por alguma doença do coração.


O paciente que sofre um infarto, por exemplo, pode apresentar sentimentos como culpa e tristeza pela sua condição. Lembrando que esse paciente já é mais propício a ter uns problemas cardiovasculares somente por já ter infartado. Assim, o tratamento multidisciplinar com acompanhamento psicológico pode ser muito importante.


Nenhuma doença que se manifesta no organismo pode ser considerada de forma isolada, tanto as doenças cardiovasculares quanto a depressão.


Sabemos que a depressão pode ter origem nos mesmos maus hábitos que trazem as doenças cardiovasculares. Sedentarismo, alimentação desequilibrada, falta de qualidade do sono e abuso de substâncias tóxicas são alguns.


A saúde do corpo e da mente está interligada, afinal, estamos falando de todo um sistema regido por hormônios, neurotransmissores e receptores que é o organismo humano. Assim, precisamos ficar atentos se algum desequilíbrio é percebido.


Assim; para melhorar muito a saúde física e emocional é obrigatório em melhor estilo de vida. Tudo o que fazemos, e a maneira como fazemos, todos os dias, pode influenciar em quadros de depressão e até de doença cardiovascular.

 
 
 

Comments


Hospital MedCenter_Patrocínio;

R. Otávio de Brito, 20 - São Lucas 

Patrocínio - MG; 38.740-000

Agendamentos: 

 (34)9 9158-0480 -WhatsApp

 (34) 3839-5603 -ramal/direto

 (34) 3839-5600 - central

(34) 9950-0056 - Precisão 
danielnunes@cardiol.br

(agendamento de exames)

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Youtube

© 2025 por Dr. Daniel Nunes. Criado orgulhosamente com agênciaaspiral.com

bottom of page