COMBATE AO SEDENTARISMO
- Dr. Daniel Nunes
- 26 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

O sedentarismo é caracterizado pela falta ou diminuição das atividade física. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o sedentarismo é considerado o mal do século e um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Um estudo clínico, que se estende ao longo de quase meio século, mostra que o sedentarismo é o segundo maior fator de risco para a mortalidade cardiovascular; perdendo posição apenas para o tabagismo.
Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de exercícios físicos por, pelo menos, 150 minutos por semana. No entanto, a OMS revela que uma, a cada três pessoas, não pratica atividades físicas regularmente. Assim, o corpo humano funciona melhor quando recebe estímulos. Dessa forma, quando o indivíduo é ativo, as funções vitais acontecem de forma regular e com menor desgaste.
Em contrapartida, o indivíduo sedentário sobrecarrega o organismo, prejudicando o seu funcionamento. Como consequência, ocorre o sobrepeso, a obesidade, além de doenças como diabetes e hipertensão.
Estudos ao longo de quase meio século observaram que a prática e atividade física e a melhora no índice que mede o consumo energético total (VO2 total); se associou com a diminuição de risco de mortalidade cardiovascular de forma independente. Então, o estudo concluiu que o estilo de vida sedentário é associado ao risco aumentado de Diabetes, de doença cardiovascular e de morte. A baixa capacidade aeróbica foi associada ao aumento da mortalidade.
A prática de atividades físicas regular, aliada à dieta, é fundamental para a manutenção da qualidade de vida ideal. O estilo de vida atual da maioria das pessoas, com uma rotina corrida, muitas vezes é usado como empecilho para a realização de exercícios físicos. No entanto, como vimos, o sedentarismo pode trazer muitos danos à saúde. Assim, é preciso separar algum momento do dia para a prática de exercícios.
Para começar, 30 minutos de caminhada diária já são suficientes; podendo aumentar gradativamente de três a cinco vezes por semana se não todo os dias. Além disso, adotar uma alimentação saudável é capaz de proporcionar uma melhora da qualidade de vida e também a redução do peso, afastando assim, riscos para a saúde.
Comments